terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Daniela Tourinho no Rio



Daniela Tourinho: renovação na música pop da Bahia
Depois de ser solista lírica e cantar com Daniela Mercury, a cantora e compositora alça altos vôos na carreira solo


Inquieta. É assim que Daniela Tourinho se define. Logo na infância, teve seu primeiro contato com a música. Com uma aptidão nata para a musicalidade, aos onze anos, Daniela começou a tocar violão, instrumento que lhe desvendou o mundo dos sons, das notas, dos acordes. Aos treze anos, surgiram as primeiras composições. Mas não demorou muito até que Daniela descobrisse o instrumento que ela escolheu para acompanhá-la para o resto da vida: a voz. Sua primeira incursão profissionalizante foi no Coral Infanto-juvenil da Universidade Federal da Bahia, onde, como solista soprano, descobriu o canto lírico e os grandes compositores eruditos.

Aos quinze anos, já numa conquista profissional, foi convidada a integrar, na posição de backing vocal, a banda “Meninos do Pelô”, um projeto com a marca Canto da Cidade Produções, da cantora Daniela Mercury. E foi numa das apresentações que Daniela Tourinho foi convidada a integrar a equipe de Daniela Mercury com quem viajou o Brasil e alguns países do mundo, participou de shows em grandes casas de espetáculos, de carnavais de Salvador e micaretas em cima dos trios elétricos e de programas de rádio e televisão. Nesse período, também vieram os primeiros registros profissionais da sua voz. Daniela Tourinho fez coro no cd “Feijão com Arroz”, de Daniela Mercury, além de jingles publicitários e vinhetas para rádio e TV. Sua preocupação em aliar a experiência prática com a técnica e estar em constante aprendizado musical sempre foi latente. Por isso, ingressou no curso de Música com Habilitação em Violão Clássico, na Universidade Católica de Salvador.

A busca pela carreira solo surgiu junto com a vontade de mostrar seu trabalho autoral. Algumas de suas canções estão registradas na Internet, no endereço www.tramavirtual.com.br/daniela_tourinho , onde recebeu o selo Destaque Trama Virtual, concedido aos artistas que se destacam pela qualidade de suas músicas. Dentre elas, está a canção Mal de Amor, que tem se difundido pela Internet e entre as pessoas que acompanham suas performances ao vivo.

Apresentações de Destaque
Dentre as conquistas na carreira solo, destacam-se as aberturas de shows de artistas como Flávio Venturini por duas vezes – uma na Concha Acústica do TCA, em 2006 e outra em 2007, dentro do projeto Encontros Nova Brasil FM -, Vander Lee, também em dois shows do artista, sendo um na Happy News e outro no Bahia Café Hall, onde cantou para mais de 3.500 pessoas que ovacionaram sua apresentação.

Além disso, Daniela Tourinho fez show de abertura da cantora Ângela Rô Rô, no lançamento do seu último disco, “Compasso”, em Salvador e foi uma das artistas convidadas a integrar o seleto cast que se apresentou no projeto SolidariedAids 2006, no Dia Mundial da Luta Contra a Aids, na Concha Acústica, cantando ao lado de nomes como Margareth Menezes, Mariene de Castro, Fabiana Cozza e Negra Lee.

Após dezenas de apresentações como backing vocal, solista lírica e das experiências mostrando o próprio trabalho, Daniela desfruta de uma maturidade musical que se reflete no cuidado com sua arte, nas letras e na melodia de suas canções, na sua interpretação marcante e na sua postura cênica.


Informações à Imprensa:

Daniel Thomé
71. 8179 8340
producao@danielatourinho.com.br

Nenhum comentário: